sábado, 8 de janeiro de 2011

EUA intima Twitter a passar dados do WikiLeaks



O Departamento da Justiça dos EUA emitiu um mandado judicial para que o Twitter forneça informações das contas do site WikiLeaks, do seu fundador Julian Assange e de apoiadores do grupo.

A ordem judicial para investigar o WikiLeaks solicita detalhes pessoais dos usuários, como endereços, nome, horários de acesso e tipos de serviços utilizados no Twitter de 1º de novembro de 2009 até o presente.

Entre os oito usuários citados, está Bradley Manning, analista de inteligência dos EUA suspeito de ter originado os vazamentos. Está listada também a parlamentar da Islândia Birgitta Jonsdottir, ligada ao site.

O Wikileaks é um site conhecido por divulgar documentos sigilosos. Embora no ar há alguns anos, ele ganhou destaque internacional neste ano, ao levar a público 77 mil documentos da inteligência americana sobre o Iraque e, nas últimas semanas, mais de 250 mil telegramas secretos do Departamento de Estado dos EUA com os bastidores da diplomacia americana.

A divulgação desses documentos diplomáticos enfureceram os EUA e criaram uma saia-justa para a diplomacia internacional.


ALERTA

Os Estados Unidos já alertaram centenas de pessoas em todo o mundo que podem estar em perigo por causa da revelação de mensagens diplomáticas confidenciais pelo site WikiLeaks. Os EUA também ajudaram algumas a se mudar para locais mais seguros, informou o Departamento de Estado ontem.

“Estamos nos concentrando em pessoas que foram identificadas em documentos e avaliando se existe um risco maior de violência, prisão ou outros riscos graves, particularmente em sociedades repressivas de todo o mundo”, disse a repórteres.

“Identificamos várias centenas de pessoas em todo o mundo que estão em perigo potencial”, disse Crowley. “Em um pequeno número de casos, ajudamos pessoas a se deslocarem de onde estão para locais mais seguros.”

Ele não disse se alguma das pessoas envolvidas já havia sofrido uma ameaça específica.

Fonte: Clicapiaui.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, assim saberemos o que você gosta, pensa, quer!

Chat