terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Julian Assange é libertado pelo tribunal britânico

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, preso no Reino Unido acusado de crimes sexuais na Suécia, teve sua soltura sob fiança determinada nesta terça-feira (14) por um tribunal britânico.

Assange foi libertado sob uma fiança de 200 mil libras (R$ 527,5 mil).

O juiz Howard Riddle, do tribunal de primeira instância de Westminster, em Londres, liberou o australiano sob condições, até a próxima audiência do caso, marcada para 11 de janeiro de 2011.

O realizador Michael Moore foi uma das pessoas que se juntou hoje a uma lista de personalidades que ofereceu apoio financeiro para o pagamento da caução de Assange. Na semana passada, o jornalista britânico John Pilger e o realizador Ken Roach fizeram oferta semelhante.


Julian continuará comprometido com a divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos, apesar da condenação de Washington e de outros países

"Minhas convicções são firmes. Continuo firme aos ideais que expressei. As circunstâncias não irão abalá-los", disse Assange, segundo sua mãe.

"Esse processo aumentou minha determinação de que as informações são verdadeiras e corretas. Faço uma chamada a todo o mundo para que protejam o meu trabalho e o meu pessoal destes ataques ilegais e imorais", disse.

Christine Assange afirmou que disse ao seu filho que ele tem apoio mundial. "Eu disse a ele que pessoas do mundo inteiro, de todos os países estavam se manifestando com placas e gritando pela sua libertação e justiça e ele ficou muito encorajado com isso", disse ela. "Como mãe, estou pedindo ao mundo para dar apoio ao meu filho."

O fundador do WikiLeaks e seus advogados afirmam temer que promotores dos EUA podem estar tentando indiciá-lo por espionagem.
Fonte: G1, RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, assim saberemos o que você gosta, pensa, quer!

Chat