segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Serra mudaria regras do pré-sal se vencesse eleição

As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse.
Deixa esses caras [PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”, disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.







O governo alterou o modelo de exploração, que desde 1997 era baseado em concessões, obrigando a partilha da produção das novas reservas. A Petrobras tem de ser parceira em todos os consórcios de exploração e é operadora exclusiva dos campos. A regra foi aprovada na Câmara este mês.

Datados entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009, mostram a preocupação da diplomacia dos EUA com as novas regras. O crescente papel da Petrobras como “operadora chefe” também é relatado com preocupação.

O consultado também avaliava, em 15 de abril de 2008, que as descobertas de petróleo e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderiam “turbinar” a candidatura de Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil.

O consulado cita que o Brasil se tornará um “player” importante no mercado de energia internacional.




Fonte: Vi o Mundo, Folha Cable Gates: Wikileaks

4 comentários:

  1. E diziam na campanha política que não iam privatizar o pré-sal... Vai vendo...

    ResponderExcluir
  2. me manda o link do cable que diz isso, não que eu duvide masquero ler direto na fonte

    ResponderExcluir
  3. Gaucho gambler:

    http://wikileaks.ch/reldate/2010-12-13_0.html

    ResponderExcluir

Comente, assim saberemos o que você gosta, pensa, quer!

Chat