terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Globo x Wikileaks

Após a divulgação do vazamento sobre a entrega do pré-sal aos EUA por parte de José Serra, a Globo preferiu dar destaque a outros assuntos no Bom Dia Brasil de hoje, 14/12. O blog do Luiz Nassif apresenta:

No Bom Dia Brasil de hoje, a chamada prometia "novas revelações" dos documentos da Wikileaks. O que a Globo nos entregou foi uma reportagem que parecia querer colocar um ponto final no caso. E, claro, nenhuma, nem umazinha palavra sequer sobre as negociações do Pré-Sal. Já sobre a admiração do filho de Kim Jong-Il por Eric Clapton, isso sim mereceu preciosos segundos do noticiário...

Além disso, pouco ou nada se refere a detalhes do caso de Assange, como as provas contundentes da sua inocência, veiculadas na imprensa de vários locais. Nós as traduzimos e divulgamos aqui.

A jornalista da Globo e integrante do Bom Dia Brasil, Miriam Leitão, publicou recentemente em seu blog uma reportagem sobre o Wikileaks. Intitulado A esfinge, o texto diz:

Foram muitos os fatos relevantes divulgados nos últimos anos pelo jornalismo investigativo. O trabalho desses profissionais sempre será relevante, tanto na procura de suas próprias pautas, quanto no esforço de conferir e confirmar informações divulgadas por organizações especializadas como a Wikileaks. Então, a resposta é que a ação da entidade de Julian Assange é de certa forma jornalismo, mas não o substitui, nem desobriga a imprensa de seu trabalho.

(...)

O que a repórter parece desconhecer é que o Wikileaks tem na sua equipe jornalistas, inclusive, e fez em poucos anos um trabalho investigativo que supera o da mídia mundial em toda a sua existência. Prova disso é que, agora, o The Guardian, Die Spiegel, The New York Times, El País e a própria Globo é que recorrem ao Wikileaks. Não o contrário. Seria estupidez e/ou mentira afirmar que os documentos autênticos que o Wikileaks divulga sejam menos importantes que a análise que qualquer jornalista possa fazer deles. Daí dizer que esses mesmos documentos falem a verdade ou não, cabe ao julgamento de todos que agora têm acesso a eles. Não só o The New York Times, a Globo, o SBT, a Record... Todos e todos nós. Então não há motivos para ocultá-los ou diminuí-los. Ou há?

O sociólogo americano Stephen Duncombe disse em entrevista à CartaCapital: O Wikileaks não precisa do New York Times. O Times é que precisa do Wiki.

Da mesma forma, temos agora a chance de mostrar que o Brasil não precisa da Globo & cia. A Globo é que precisa do Brasil.

Um comentário:

  1. SILÊNCIO É DE OURO?...

    O silêncio é de ouro, ouro para quem?
    Em tempos em que se promove a cegueira e a ignorância,
    em que se ocultam as verdades sobre atrocidades cometidas,
    sem pudor e sem medidas, eu volto a perguntar:
    - O silêncio é de ouro, ouro para quem?

    Quem tem contato com a Verdade
    não pode se dar ao luxo de calar!
    Quem tem dignidade e Amor dentro do peito,
    e respeito à Humanidade sempre compartilhará
    a Verdade!

    ZENN BELL
    SS 09.12.2010

    Liberdade para Julian Paul Assange
    e apoio ao trabalho do WikiLeaks!

    http://zennbell.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente, assim saberemos o que você gosta, pensa, quer!

Chat