terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ex-guerrilheiro recebeu visto americano por engano

Telegrama obtido pelo site WikiLeaks aponta que a concessão de visto de entrada nos Estados Unidos ao ex-guerrilheiro Paulo de Tarso Venceslau - interpretada como sinal de abertura na política externa do governo de Barack Obama - foi, de fato, um engano da diplomacia americana. Venceslau integrou o grupo que sequestrou o embaixador americano Charles Burke Elbrick, em 1969, para forçar a ditadura a libertar presos políticos. Os outros participantes da ação - incluindo o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, e o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) - não podem visitar os Estados Unidos. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o documento interceptado pelo WikiLeaks, o consulado americano em São Paulo concedeu o visto sem perceber de quem se tratava. Depois que o caso veio à tona, a embaixada em Brasília recomendou que os Estados Unidos mantivessem a decisão, para evitar uma possível crise com o Itamaraty.

O texto foi enviado em 14 de outubro de 2009 pela conselheira Lisa Kubiske, que afirmou que o visto poderia lançar dúvidas sobre a política dos EUA contra o terrorismo. Entretanto, segundo Kubiske, um recuo "levaria a reação forte e negativa da imprensa brasileira", que impediria uma maior aproximação da relação entre os dois países.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, assim saberemos o que você gosta, pensa, quer!

Chat