quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Celso Amorim diz que vazamentos no Wikileaks não afetam diplomacia mundial


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse Ontem (14) que o site Wikileaks não tem influência na diplomacia mundial. Segundo Amorim, a página na internet tem um “forte sabor de fofoca” e não provoca preocupação especial do governo brasileiro com seus documentos oficiais.

“A diplomacia brasileira está muito bem orientada. É claro que é importante cuidar de seus documentos, mas não vejo nada demais no Wikileaks, nenhum motivo para se preocupar especialmente com ele”.

Amorim fez um balanço da diplomacia brasileira no governo de Luiz Inácio Lula da Silva na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O ministro defendeu a abertura de embaixadas brasileiras em países pequenos e aparentemente sem importância no contexto mundial.

“No caso das ilhas caribenhas, por exemplo, que as pessoas acham que são pequenas e não têm importância, elas representam 40% dos votos da Organização dos Estados Americanos”.

Ele também valorizou a entrada da Venezuela no Mercosul e disse que a questão já está resolvida no Brasil. Segundo o ministro, não deve haver problemas na votação do Congresso Paraguaio. Falta a aprovação do Paraguai para a entrada dos venezuelanos no bloco.

Amorim disse que não conversou ainda com o futuro ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, e que voltará a ser um “cidadão comum” a partir do próximo ano. as informações são da Agência Brasil.


Fonte: CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, assim saberemos o que você gosta, pensa, quer!

Chat